Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Religião = Religação

Ao longo dos tempos, o ser humano vem usando erradamente duas palavras: Religião e Igreja. Vamos falar desta primeiro e deixar a primeira, que é mais sublime para depois.

O termo "Igreja" vem do grego "Eclesia" e significa reunião, assembléia, comunidade, confirmando as palavras de Jesus quando disse que "onde tiver dois ou três reunidos em meu nome ali estarei".

Mas infelizmente templos luxuosos vem sendo erguidos, cinemas, clubes e bares vem sendo comprados e transformados em instituiçãoes religiosas.

A palavra "Igreja" passou a significar algo material, com partes e hierarquia. Locais onde as pessoas praticam a "religião", ou o que elas entendem dessa palavra.

Não estou dizendo que sou contra a existência de locais para esses encontros, essas reuniões. Mas vejo que o objetivo hoje é outro, visa muito mais o lado material e a aparência do que o lado espiritual, a busca interna, o encontro com Deus, nosso Pai-Mãe. E eu sou contra essa deturpação do conceito de "igreja" e "religião".

Vejamos:

RELIGIÃO

O que nos lembra essa palavra? O prefixo "re" nos remete a um volta, um retorno. Ligião poderia ser traduzido como "ligação". Portanto RELIGIÃO - RELIGAÇÃO.

Religação com o que? Com a fonte criadora, é claro! A Consciência Cósmica que usualmente chamamos de DEUS.

Relgião é essa conexão com o espiritual, com o Divino. E isso pode ser feito não apenas em templos e assembléias, como também individualmente. Quando estamos sozinhos temos chance de encontrar respostas e também sentir fortemente a presença de Deus.
Como? Atravéz da oração, da meditação.

Buddha alcançou a iluminação quando estava sozinho, meditando embaixo de uma árvore.

Jesus fortaleceu suas metas quando esteve sozinho no deserto e foi ele mesmo quem ensinou:

"Entre em seu quarto, feche a porta, e ore ao Pai".

Ninguém deve, segundo disse Jesus, ir pras praças públicas nos momentos em que quiser encontrar-se com Deus. Estando sozinhos não temos fatores externos para dispersar nossa atenção.

Portanto, religião é a religarmos com nossa Fonte Criadora, esse contato diário que não tem dia, hora, local e nem posição. Mas dá-se melhor quando estamos sozinhos, embora a oração coletiva, especialmente se destinada a fins coletivos, tenha também grande valor.

3 comentários:

  1. A loucura do homem é sabedoria para Deus,essa sua sede de Deus vai ser saciada quando você conhecer o Espírito Santo,não é errado ir a igreja porque uma brasa fora do fogo e sozinha se apaga,os templos sempre foram vontade de Deus e os padres e pastores são nossos sacerdotes,não somos obrigados a aceitar tudo que eles falam,mas oque esta na bíblia isso não temos como dizer que não é o certo.

    ResponderExcluir
  2. Vc está enganado, Hulkss, eu não tenho sede de Deus, e acho mto estranha essa expressão. Ficamos com sede qdo não bebemos água. Então qdo vc diz "sede de Deus" dá a entender q eu não estou com Ele, só pq não sigo uma religião.
    Não preciso de nenhum intermediário, não preciso de ser conduzida, pq sou livre. Uma brasa sozinha se apaga, mas não estou sozinha, pq Deus está comigo o tempo todo.
    Este blog é justamente pra mostrar q não precisamos de cabresto, q como seres livres q somos, podemos encontrar nosso próprio caminho sem depender de pessoas tão imperfeitas qto nós e instituições feitas de tijolo.
    As religiões ou pelo menos a maioria delas aprisiona o ser humano e o torna dependentes q pessoas q mal conhecemos! Não preciso de sacerdotes. Meus "sacerdotes" são todos aqueles q, independente de religião me inspiram confiança e me dizem coisas com as quais eu possa aprender.
    E eu tenho sim, como contestar a Bíblia e qualquer livro sagrado pq eles não vem com garantia de ng. São livros de papél e letras. Existem pra ser conhecidos e estudados, e não transformados em bezerro de ouro como mtos fazem com a Bíblia.
    Não creio q Deus fale por um livro, mto menos por um único livro.
    E é essa a proposta desse blog. Essa proposta é para essas pessoas, q querem ser livres. Não para aquelas q ainda precisam de intermediários, igrejas e seus sacerdotes!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, aliás, acho q/ era isto q/ Ele queria dizer quando falava: "EU E O PAI SOMOS UM"!!!!

    ResponderExcluir